Olá pessoal, já faz um tempinho que eu quero trazer aqui no blog dicas e inspirações sobre o cobogó. Houve um período que eles ficaram meio esquecidos, mas agora esse elemento tem feito muito sucesso. E eu particularmente acho uma ótima solução para dividir ambientes de uma forma leve e interessante.

Saiba mais sobre o Cobogó

Você sabia que o cobogó surgiu no Brasil? Sim, em Recife em 1920. Sendo criado por um grupo de engenheiros – o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernesto August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis. E o nome surge da junção da primeira sílaba do sobrenome de cada um.

Imagem: G1 (Varanda – arquiteta Juliana Santana)

O Cobogó são elementos vazados que servem para permitir a entrada de luz e ventilação natural, trazendo certa privacidade aos usuários. Você pode encontrar o cobogó nas fachadas, no exterior e no interior das edificações. Atualmente no mercado e possível encontrar cobogós em uma diversidade de materiais e desenhos.

No interior o cobogó, assim como outros elementos vazados podem ser usado para dividir o ambiente de uma maneira mais leve e com um toque de decoração.

Imagem: Pinterest

Que por sinal os desenhos são um outro atrativo desse elemento vazado, o efeito de sombra que é possível criar com o cobogó deixa ele ainda mais interessante. Ah, e atualmente você encontra em muitas cores diferentes, isso auxilia muito na composição de um ambiente.

Separei algumas inspirações com esse elemento, para vocês conferirem. E se quiserem saber  mais detalhes, deixa aqui nos comentários. Vou amar responder sobre o assunto.

Imagem: Casa de Valentina (Projeto: Arquiteto José Ricardo Basiches)

Imagem: Pinterest

Projeto: Arquiteta Bárbara Paiva

Imagem: Casa de Valentina – Projeto: Arquiteta Juliana Pippi

Projeto: Arquitetando Ideias

Projeto: Didacio e Flávia Dualibe

Aliás, estou considerando fazer um post de edificações com cobogós na fachada.

Gostaram das dicas? Tem algum tema que gostaria de ver aqui no blog? É só falar. Siga nossas redes sociais para acompanhar as novidades.