Você já pensou em ter uma horta em casa? Mas, não tem espaço ou não sabe como fazer?

Hoje, vou compartilhar ótimas dicas pra você que quer ter sua própria horta em casa. Saiba que é possível ter uma horta em pequenos espaços. Além de útil e agradável, vai dar um charme a mais na sua casa.
Mas, para se fazer uma horta em casa é necessário levar em conta alguns aspectos, tais como: escolha do local, espécies, o preparo do solo, a drenagem da terra e os cuidados diários.

mini-horta-casa

Escolha do local

A primeira dica é escolher um local da sua casa, sendo ideal ambientes que recebam de 2 a 4 horas de sol. Além, disso escolher o recipiente mais adequado para fazer o plantio, podendo ser utilizados vasos, jardineiras, latas, caixas de pallet e outros. Não pode ser nem tão profundo, nem muito raso, e devem ter o tamanho adequado as mudas que deseja plantar.
Obs.: ao se usar jardineiras para plantar espécies diferentes, é importante separar cada erva a ser plantada, já que normalmente os cuidados são diferentes para cada uma. Deve se ter cuidado, ao escolher quis ervas/temperos ficarão juntos, hortelã, por exemplo, deve ser plantado separado. Já alecrim, tomilho e sálvia; manjericão e sálvia; e manjericão e cebolinha, podem ser plantados juntos.

mini-horta-casa2

Escolhendo as espécies da Mini Horta

As melhores espécies de ervas/temperos a serem plantadas na sua horta caseira, são o manjericão, alecrim, salsão, hortelã, orégano, pimenta, sálvia, tomilho, salsa e cebolinha. Bem úteis nas nossas cozinhas e resistentes ao nosso clima.

Preparo do Solo

Preparar o solo é a tarefa mais importante para se cultivar uma boa horta. Para isso, você deve misturar metade da terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca. Outra dica é que com o uso dos recipientes para o plantio é válido usar pedras, seixos ou cascos de cerâmica no fundo para facilitar o escoamento da água.

Cuidados

Um dos principais cuidados é o de regar os seus temperos diariamente, sempre no início da manhã e no fim da tarde, a quantidade de água é medida em relação ao tamanho do recipiente.
A adubação deve ser realizada a cada 30 dias, o que vai corrigir a deficiência natural do solo.

Gostaram das dicas? Vamos cultivar nossa própria horta?
Não deixem de conferir algumas inspirações que selecionei para vocês.

Fonte: EcoDesenvolvimento
Jardineiro.net
Imagens: Pinterest