etapas projeto arquitetura

As Principais Etapas de um Projeto

O projeto de arquitetura é composto por uma série de etapas e a maioria das pessoas que não tem relação com a construção civil, desconhecem essas etapas.

Um projeto de arquitetura completo, normalmente é composto por seis etapas: Visita ao Local e Levantamento Técnico, Estudo Preliminar, Projeto Legal, Anteprojeto, Projeto Executivo e Detalhamentos.
– Visita ao Local e Levantamento Técnico: É a etapa inicial para elaboração de um projeto. Nessa etapa o arquiteto reúne informações do terreno, do entorno (vizinhos) e analisa diversos aspectos como ruídos, acessos, fluxos de veículos e pedestres, ventilação, insolação e outros. No caso de reforma é nessa fase que é feito o levantamento de todas as informações para criar uma planta que servirá de base para o estudo.
– Estudo Preliminar: Nesta etapa serão realizados os primeiros estudos e plantas arquitetônicas para o futuro projeto, podendo ser simples ou mais detalhada, a depender da compreensão do cliente em relação ao projeto. Esses estudos podem ser coloridos, apresentar mobiliários e ser acompanhada de perspectivas a mão livre ou em softwares 3D. Pode ser apresentada mais de uma proposta e somente após a aprovação do cliente a próxima etapa será iniciada.
– Projeto Legal ou Projeto de Aprovação: É o desenvolvimento da opção aprovada pelo cliente. Nesta etapa, o projeto começa a se definir. São elaboradas plantas, cortes, fachadas e todas as informações necessárias para dar entrada na licença da obra junto à prefeitura. Há aqueles que consideram o projeto legal como uma subfase do anteprojeto.
– Anteprojeto: Nesta fase são preparadas as plantas que serão enviadas aos responsáveis pela elaboração dos projetos complementares. Nesta etapa são elaborados todos os projetos necessários para a correta execução da obra.
– Projeto Executivo: Esta etapa consiste na análise e compatibilização de todos os projetos, verificando possíveis interferências da arquitetura com o projeto estrutural e instalações hidro sanitárias e de esgoto. Nesta etapa o projeto apresenta o maior número de informações possíveis, e são esses projetos que serão utilizados na execução da obra.
– Detalhamento: Essa é uma etapa importante para a correta execução de pequenos detalhes que não estão especificados no projeto executivo. Muitas vezes os detalhamentos são feitos em escalar menores, ou seja, com os desenhos mais ampliados. Nessa etapa serão elaborados plantas e cadernos de desenhos indicando a correta execução dos acabamentos. Está amplamente relacionado com o projeto executivo, que irá indicar todos os detalhes a serem apresentados nesta etapa.

A NBR 13532/1995, é um documento que apresenta de forma mais detalhada todas as etapas do projeto de arquitetura para edificações.

Além dos projetos complementares para execução da obra, existem ainda outros projetos que podem ser contratados após a construção do imóvel. Esses projetos podem valorizar ainda mais o imóvel e contribuir para o resultado final da obra, sendo os principais, o Projeto de Arquitetura de Interiores e o Projeto de Paisagismo.

O Projeto de Arquitetura de Interiores consiste na organização dos espaços internos da edificação (muito utilizado em reformas). Nesse projeto estão inclusos: proposta de mobiliário solto e fixo dos ambientes, desenho das bancadas, projeto de marcenaria, metais e acessórios, louças, revestimentos, paginação de piso e rebaixamento de gesso.

O projeto de Paisagismo, por sua vez, traz a criação e a organização dos espaços permeáveis de acordo com as necessidades do cliente. É realizada uma seleção das espécies a serem utilizadas com todas as suas especificações de cuidado e plantio. Esse projeto é uma complementação dos projetos de arquitetura, urbanismo e interiores.

Espero que essas informações possam contribuir e auxiliar na compreensão de quais serviços deve ser contratado e como cada uma das etapas apresentadas torna-se fundamental para o sucesso da obra.

Fonte: http://www.premium.com.br/noticias/conheca-a-premium-engenharia/
http://www.iab.org.br/sites/default/files/documentos/roteiro-arquitetonico.pdf