Como começar Construir

O primeiro passo, para realizar o sonho de construir é a escolha do local onde será realizada a obra, se você já tem o terreno definido, pode dar o próximo passo que é a contratação de um arquiteto.

O arquiteto irá elaborar o projeto arquitetônico atendendo aos desejos e necessidades do cliente, além de analisar diversos outros fatores, tais como: condições do terreno, a legislação local, iluminação, ventilação, a funcionalidade e outros aspectos para tornar o seu ambiente construído mais eficiente, com o melhor aproveitamento dos espaço e o máximo de conforto.

O arquiteto trabalha na concepção do projeto e o mesmo tem que ser aprovado pelo cliente, com o projeto definido e aprovado o arquiteto prepara o projeto legal, para ser aprovado na prefeitura local e demais entidades de acordo com a necessidade do empreendimento.

Após a aprovação do projeto é o momento de elaborar os projetos complementares que podem ser feitos pelo arquiteto, mas em alguns casos os arquitetos terceirizam esses projetos para engenheiros, acompanhando a sua elaboração e realizando a sua compatibilização.

Os projetos complementares são:

– Projeto estrutural – É o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes e pilares), sendo o responsável pela segurança das edificações.
– Projeto elétrico/telefônico/ – Prevê a dimensão necessária e a localização das instalações elétricas, circuitos, pontos elétricos, fiação, telefone, interfone, internet e TV a cabo.
– Projeto hidro sanitário – Prevê a dimensão necessária e a localização das instalações hidro sanitárias, abastecimento, distribuição, sistemas de aquecimento de água, reservatórios, captação de água pluvial, tanques sépticos, esgotos e gás.
– Projeto executivo ou de detalhamento de obra – Deve apresentar todos os elementos necessários à realização do empreendimento, detalhando todas as interfaces dos sistemas e seus componentes.
Obs.: Em caso de empreendimentos de maior porte, é necessária a elaboração de outros projetos além dos citados, como Sistema de Proteção Contra Incêndio, Climatização e outros.

Com os projetos finalizados o cliente pode dar inicio a obra. Lembrando que o arquiteto pode ser contratado para acompanhar todas as etapas da obra e é exigido o acompanhamento de um profissional técnico responsável pela obra, melhor ainda se esse profissional foi quem elaborou e participou de todas as etapas dos projetos, porque facilita na solução de possíveis imprevistos, sem grandes modificações no projeto original.

Além dos projetos aqui mencionados existem outros que ajudarão a compor e a criar o ambiente ideal. Esses projetos são importantes para que a sua edificação se torne mais eficiente e funcional, pois eles apresentam detalhamentos para sua correta execução. Entre eles estão o projeto de paisagismo, iluminação, marcenaria e outros.

Fonte: http://www.erguel.com.br/site/index.php/projeto-estrutural
http://www.solangefigueiredo.com.br/arquitetura-perguntas-frequentes.html
http://www.vieiradecarvalhoarquitetos.com.br/2011/11/4-projetos-complementares.html